terça-feira, 22 de novembro de 2011

Pós - Estruturalismo


PÓS – ESTRUTURALISMO

O pós-estruturalismo é uma corrente filosófica que é caracteriza­da por um pensamento amplo e diverso, e que tem como caracte­rística singular a desconstrução de ideias e teorias estruturadas.

Em relação ao pós-estruturalismo este compreende a educação como um instância que deve favorecer o bem do ser humano de uma forma mais global e transcendental. Conforme evidencia Boaventura de Sou­za Santos, a educação deve, acima de tudo, ser um processo ético com saberes sensatos e prudentes visando à potencialização do pensamento universal e global, que concebe a necessidade da (Boaventura de Souza Santos) harmonização entre homem e natureza.

Neste sentido, o pós-estruturalismo questiona e desconstrói os modelos pedagógicos e educacionais construídos pelo homem até a atualidade.

Neste sentido, o pós-estruturalismo questiona e desconstrói os modelos pedagógicos e educacionais construídos pelo homem até a atualidade. Para esta corrente filosófica, todas as concepções anteriores desumani­zam o homem, na medida em que se converteram na mera reprodução de conteúdos enciclopédicos, ou ainda, em saberes que só retroalimen­taram uma estrutura social promotora de exclusão social.

3 comentários:

Anônimo disse...

Onde SANTOS, Boaventura de Sousa faz as afirmativas acima?

Anônimo disse...

como podemos pensar no professor nesse caso?

Anônimo disse...

Pra começo de conversa um escrito pós-estruturalista não pode escrever coisas do tipo o homem fez isso ou aqui, melhor é a humanidade isso ou aquilo. A questão da virada linguística e cultural estão relacionadas as formas discursivas do eu que devem romper com o binarismo e com a dialética hegeliana.

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